Sintomas emocionais relacionados ao lúpus

Sintomas emocionais relacionados ao lúpus


Hoje em dia, com a velocidade das informações, é muito comum as pessoas terem problemas emocionais, são sintomas emocionais relacionados ao lúpus, como depressão e crise do pânico. E, com quem tem lúpus, não é diferente. Ainda mais que muitas pessoas ainda desconhecem o que é lúpus.

E é muito comum escutar:

“Lúpus? Que doença é esta?”

Mas, com o tempo alguns famosos que são portadores desta doença auto-imune falam mais abertamente nos meios de comunicação, fazendo com que o preconceito relacionado ao desconhecimento da doença venha diminuindo consideravelmente.

Algumas pessoas famosas, como a Lady Gaga e a Astrid Fontenelle assumiram que possuem lúpus. Isso é muito bom para a sociedade e para que as pessoas estejam sempre bem informadas. A primeira questão que um portador de lúpus tem que enfrentar é a auto-aceitação da doença.

Sim, pois muitas vezes nem mesmo o próprio paciente sabia o que era lúpus e é o médico que o diagnosticou que explica:

“Você tem lúpus, mas fique tranquilo. É uma doença que não tem cura mas que você poderá conviver bem com ela”.

Sim, isso é muito natural acontecer. E, em seguida vem a questão da família que aparece com muitas curiosidades a respeito da própria doença e também em como lidar com um portador de lúpus. São sintomas emocionais relacionados ao lúpus.

“Será que é transmissível?”

“Como eu posso ajudar o meu familiar?”

Além disso, quem tem lúpus, possui alguns sintomas em seu dia a dia que envolvem cansaço físico, aumento de peso, manchas vermelhas na pele, etc. São sintomas emocionais relacionados ao lúpus. E, assim como qualquer outra pessoa, o paciente com lúpus também precisa ter uma vida social, como ter amigos, namorar e trabalhar. E é neste momento que podem acontecer alguns problemas emocionais. São sintomas emocionais relacionados ao lúpus.

No trabalho pode acontecer do paciente com lúpus sofrer preconceito e não se estabilizar em um emprego porque a empresa pode achar que ele vai faltar muito. E, infelizmente isso é algo que acontece mesmo, pois sintomas como cansaço físico podem fazer com que o paciente fique em casa se recuperando e precise apresentar atestado de falta.

Além desse problema no trabalho, as manchas na pele e outros problemas físicos podem causar certas perguntas dos colegas. Nas questões que envolvem relacionamento entre 2 pessoas pode acontecer do parceiro do paciente que possui lúpus ter algumas dúvidas sobre a doença.

Mas isso é super normal e o portador de lúpus poderá explicar normalmente que é algo super tranquilo e que dá para conviver normalmente. O paciente com lúpus precisa ter uma dieta bastante rica em frutas e sem gorduras e frituras. Além disso, ele precisa evitar o sol. É por isso que além de ter um acompanhamento médico, o paciente com lúpus pode e deve procurar um psicólogo se achar que é necessário para lidar melhor com esses tipos de situações do dia a dia. Além disso, o estresse emocional pode dificultar o tratamento de quem possuí lúpus.

Por isso, como qualquer outra pessoa, é preciso buscar a felicidade fazendo atividades prazerosas, como exercícios físicos, buscar atividades culturais e quem sabe até mesmo escutar uma boa música e fazer meditação.

Aspectos psicológicos - sintomas emocionais relacionados ao lúpus Por isso, ir ao psicólogo é um dever de todos. Um psicólogo irá conversar a respeito de tudo com o paciente. Infelizmente muitas pessoas ainda possuem receio com relação a psicólogos, muitos dizem: “Eu não sou louco, não preciso de psicólogo”. Mas ir ao psicólogo é muito mais comum do que muitas pessoas possam imaginar. Ele é o médico que trabalhará o desenvolvimento social de seus pacientes. Afinal de contas, ele estudou durante 4 anos para lidar com todos os tipos de problemas.

Não é somente quem tem lúpus que deve procurar por esse especialista. Muito pelo contrário, pessoas que perderam um ente querido, pessoas que possuem problemas em lidar com certas dificuldades, entre tantas outras. Por isso, o importante é que todos nós, como seres humanos, busquemos a felicidade e a saúde física e emocional que é o que nos fará viver bem cada dia de nossas vidas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anticorpo Transforma Células-Tronco diretamente em células cerebrais

A espera......

Lúpus e Herpes Zóster