Lúpus e Herpes Zóster

Lúpus e Herpes Zóster

Posted by : Ana Geórgia Simão segunda-feira, 13 de julho de 2015
 
Já ouvi vários relatos de pacientes com lúpus desenvolver Herpes Zóster, vamos saber um pouco mais sobre essa doença...
Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.

É causado pelo vírus varicela-zoster – o mesmo agente da catapora – e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo. Anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster.

Embora não seja uma condição de risco de vida, o herpes zóster pode ser muito doloroso. Vacinas podem diminuir as chances de se ter a doença, enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações.
Ainda que raro, uma pessoa com herpes zoster pode transmitir o vírus varicela-zoster para quem não está imune à catapora. Isso ocorre por meio do contato direto com as lesões da pele. Uma vez infectada, a pessoa poderá desenvolver catapora, correndo o risco de desenvolver herpes-zoster no futuro.

A varicela pode ser grave para alguns grupos de pessoas. Até a regressão das lesões da pele deve-se evitar o contato físico com:
  • Qualquer um que tenha um sistema imunológico debilitado
  • Recém-nascidos (principalmente prematuros)
  • Grávidas.
  • Sintomas de Herpes Zóster
O herpes zoster pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente acomete apenas um lado do corpo - esquerdo ou direito. É comum a erupção começar no meio das costas em direção ao peito, mas também pode aparecer no rosto em torno de um olho. É possível ter mais de uma área de erupção no corpo.

O herpes zoster se desenvolve em fases:
  • Período de incubação (antes das erupções)
  • Dor
  • Ardor e sensação de cócegas e/ou formigamento na área em torno dos nervos afetados
  • Calafrios
  • Distúrbio gastrointestinal.
Esses sinais podem aparecer alguns dias antes de uma erupção acontecer. O desconforto geralmente ocorre no peito ou nas costas, mas pode afetar barriga, cabeça, face, pescoço, braço ou perna. Os calafrios e dor de estômago, com ou sem diarreia, aparecem poucos dias antes das erupções e podem persistir durante o período das lesões da pele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anticorpo Transforma Células-Tronco diretamente em células cerebrais

A espera......