Fibromialgia: saiba o que é essa doença e qual é o tratamento


De acordo com informações da Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), de 1% a 5% da população mundial sofre com essa síndrome, a qual causa diversos sintomas, como dores musculares,cansaço, indisposição e distúrbios do sono. Atrás apenas da osteoartrite – doença degenerativa que acomete as articulações –, a fibromialgia ocupa o segundo lugar quando se diz respeito às causas mais comuns de dor musculoesquelética crônica, segundo dados da Sociedade Mineira de Reumatologia.
O Que é?
A fibromialgia pode ser caracterizada como uma condição generalizada, crônica e dolorosa, ou seja, é uma dor capaz de atingir várias regiões do corpo. “A ciência costuma dizer que a fibromialgia é uma síndrome com origem desconhecida. É possível analisar a etimologia da palavra, sendo que ‘algia’ significa dor, enquanto ‘fibro’ (no prefixo) refere-se às fibras musculares. Ou seja, são dores nas fibras musculares”, explica João Carlos Baldan, acupunturista e especialista em psicopatologia.
Razões para o surgimento
Os especialistas não conseguiram descobrir os motivos que facilitam ou ocasionam essa síndrome. Contudo, sabe-se que os índices de serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar – são menores nos portadores da fibromialgia. Além disso, é possível que fatores como estresse, tensão e desequilíbrio hormonal estejam diretamente relacionados ao desenvolvimento da síndrome. “Sempre levamos em consideração, em toda patologia, que a mente e a emoção interferem diretamente nas questões orgânicas e viscerais da pessoa”, acrescenta o profissional. Dessa forma, diferentes razões, isoladas ou até mesmo combinadas, podem favorecer as manifestações da fibromialgia.
O que eu tenho?
Ainda não existem exames laboratoriais que contribuam para a realização do diagnóstico. Dessa forma, é necessário que o médico responsável pelo paciente consiga identificar os ponto de dor para, assim, chegar a uma conclusão mais precisa. Ou seja, o diagnóstico ainda é difícil e demorado, sendo preciso fazer uma avalização clínica.
Aliados importantes
No caso da fibromialgia, a acupuntura traz ótimos resultados, ainda mais se combinada com medicamentos e massagens. “Dependendo do estágio da doença, a massagem pode ser indicada, uma vez que se as fibras estiverem muito inflamadas, o massageamento auxilia. Já o processo por agulhamento, como prevê um reequilíbrio da pessoa como um todo, sempre é benéfico, sem contar que se pode tratar localmente a inflamação com fins analgésicos, retirando a dor”, afirma João Carlos.
Fonte: Alto Astral

Comentários

TRISHA NELSON disse…
Sou Trisha Nelson, dos EUA. Contraí o HIV 4 anos atrás, meu médico me disse que não há cura possível para o HIV / AIDS. Comecei a tomar meus ARVs, meu CD4 era de 77 e a carga viral era de 112.450. Eu pesquisei um remédio de ervas e vi o Dr. James Herbal remédio misto, também vi muitos depoimentos sobre ele sobre como ele usa Seu remédio de ervas fortes para curar HIV / AIDS e outras doenças. Entrei em contato com ele e contei-lhe meus problemas, ele me disse para não me preocupar mais que eu me beneficiasse e me curasse de seu fitoterápico para HIV / Aids. Nunca duvidei Dele porque acreditava que serei curado, pois a natureza tem o poder de curar todos os tipos de doenças quando o fitoterápico é usado nas proporções certas. Ele preparou sua bebida à base de ervas e me mandou pelo serviço de correio Speed, e eu tomei por 3 semanas de manhã e à noite em uma quantidade que ele me disse, depois disso, fui fazer um check-up e fiquei curado do HIV . Sua mistura de ervas NÃO TEM EFEITO COLATERAL E É FÁCIL DE BEBER, não há dieta especial quando se toma a mistura de ervas do Dr. James. Ele me disse que conseguiu curas para doenças como doença de Alzheimer, câncer, transtorno bipolar, herpes, hepatite, esquizofrenia, fibromialgia. Doença de Dupuytren, Neoplásica, Diabetes, Doença celíaca, Antipatia Amilóide Cerebral, HPV, Ereção Fraca, Removedor de Verrugas. Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Carcinoma Adrenocortical. Asma, Alérgica, Removedor de verrugas, Melanoma, Parkinson, dermatite peitoral, tireóide, HPV, ALS, DOENÇAS RENAS, SHINGLES. Pile, você pode entrar em contato com ele em seu endereço de e-mail @ drjamesherbalmix@gmail.com
ok! obrigada pela diga. entrarei em contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Anticorpo Transforma Células-Tronco diretamente em células cerebrais

A espera......

Lúpus e Herpes Zóster